Lisbon Wood Edifício de Habitação e Comércio

Ano: 2015
Fase: Em construção
Localização: Lisboa
Cliente: Kwiba
Construção: Casais S.A.
Descrição: Edifício de Habitação e Comércio
Arquitectura: Plano Humano Arquitectos
Engenharia: GAPLR

O empreendimento Lisbon Wood surge da reabilitação total, com ampliação, de um edifício existente, construído na década de 70, localizado na Av. António Augusto de Aguiar, uma das principais avenidas de Lisboa.
Apresenta no seu programa funcional 2 espaços comerciais e 15 apartamentos de tipologias do T0 ao T4. Prevê também lugares de estacionamento, uma área de lazer com SPA, piscina interior, ginásio, e jardim exterior.
Do gosto que temos pela madeira, bem como pela actividade do próprio promotor, ligada à industria das madeiras, surge um conceito de fachada em madeira, caracterizadora da arquitectura de todo o edifício, e que dá origem ao nome do empreendimento imobiliário.
A concepção do alçado, elemento primordial e diferenciador do conceito de arquitectura proposto, estabeleceu a implementação de um sistema de portadas, em sistema de harmónio, que permitem abrir ou encerrar os espaços à incidência solar direta. Todo este sistema é completamente automatizado e controlado pelo sistema de domótica dos apartamentos.
As portadas constituem-se em estrutura de alumínio anodizado, topejada por elementos em aço, e revestidas a madeira tipo Thermowood, leve, estruturalmente estabilizada, e de baixa manutenção.
Em termos de composição de alçado pretendeu-se assim obter um aspeto mais unificado, ao mesmo tempo que se implementa uma estratégia de aproveitamento e controlo de ganhos solares.
O sistema de portadas pretende tornar o alçado dinâmico, permitindo que a vida e utilização solicitada pelo espaço interior se transmita para o espaço e aspeto exterior do edifício, que será sempre variável de apartamento para apartamento, ditando diferentes circunstâncias de abertura ou fecho das portadas, e assim conferindo um constante dinamismo à fachada.
Back to Top